O Poder da Disciplina e da Constância

Olá pessoal. Tudo bem com vocês? Espero que sim!

Na última postagem falamos do que fazer antes de investir. Agora iremos falar de algo essencial durante os investimentos e a vida em geral. Disciplina e constância.

Vi uma postagem no site bastter.com que falava sobre o quão efetivas são pequenas ações realizadas constantemente. Se queremos aprender inglês, coloquemos o inglês em nossas vidas todos os dias, 15 minutinhos, por exemplo. Se queremos saúde, comamos melhor um pouco a cada dia, façamos exercícios um pouco mais a cada dia.

Isso pode ser aplicado a praticamente tudo em nossas vidas e motivou a escrita deste post. Isso é disciplina e constância. Realmente é muito difícil aplicar isso em nossas vidas, há muitas "tentações" mais interessantes. Mas, se utilizamos a ideia mental que vamos fazer um pouquinho a cada dia, torna-se mais palatável.

Não sei se vocês já pararam para perceber sobre um comportamento em comum das "pessoas de sucesso", a disciplina. Muitas vezes vemos os dias de glória, mas esquecemos dos dias de luta. E pode ter certeza, disciplina e constância fazem parte das vidas dessas pessoas. Por mais "gênio" que uma pessoa seja, disciplina e constância se sobressaem. Por quê?

Na minha concepção, aos sermos disciplinados buscamos melhorar a cada dia, se ficarmos "escorados" nas muletas do nosso ego, inteligência, passado, sucesso, etc; Pode ter certeza, ficaremos para trás, estagnados.

Mas o que isso tem a ver com investimentos? Caro leitor, acredito que você já percebeu a relação entre disciplina e constância com investimentos.

Se fazemos um pouco a cada dia, mas melhoramos todos os dias, no longo prazo, estaremos muito melhores do que hoje. E é esse pensamento que devemos ter ao investir, crescer pouco a pouco, ir evoluindo.

Para fechar imagine que fazer algo com constância seja como os juros compostos (realmente é!). Onde temos que nossos resultados (R) sejam determinados pelos nosso esforços (e) ao passar do tempo (t). Temos algo da seguinte forma:

R = (1 + e)^t


Temos três casos para analisar. O primeiro caso faz um pouquinho mais a cada dia do ano, digamos que o e = 0,01. Ou seja, cada dia que passa melhora 1%.

O segundo simplesmente não faz nada, e = 0.

E o terceiro faz muito uma vez e para, e = 1 (uma vez), e = 0 (no resto das vezes).

Como seria, matematicamente, os resultados das vidas dessas pessoas depois de um ano, 365 dias?

1º caso) R = (1 + 0,01)³⁶⁵ = 37,7834
2º caso) R = (1 + 0)³⁶⁵
3º caso) R = [ (1 + 1)¹ + 0]³⁶⁴ = 2

Perceba, caro leitor, quem teve mais resultados depois de um ano? Então, vamos melhorar cada dia um pouco mais?

Pode ter ficado um pouco matemático demais, mas a moral é, tenha disciplina e constância em suas vidas, melhore, mesmo que pouco a cada dia. Porque no final o resultado vale a pena. Se você não fizer nada, não sairá do lugar, e, se fizer, mas não manter a disciplina, por mais que faça, estagnará.

Até a próxima, saúde e paz para todos. Abraço!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Apresentação e Motivação do Blog

Empresas para Investimento: Como Escolher?

Antes de Pensar em Investimentos