Empresas para Investimento: Como Escolher?

Olá pessoal! Tudo bem com vocês? Espero que sim!

Hoje iremos iniciar o estudo com relação ao que considero importante para a montagem de uma carteira focada em investimentos em empresas através de ações, vamos a um entendimento que considero importantíssimo.

Lembro que todo esse entendimento é focando numa visão de sócio das empresas. Para mais detalhes sugiro a leitura do post que trata da Mentalidade de Sócio e Foco no Longo Prazo.

Ao decidirmos investir em um empresa os fatores mais importantes não são fundamentos e preço, fundamentos é um fator de confirmação, análise (estudo) e acompanhamento, e preço não é tão relevante para o pequeno investidor com mentalidade de sócio e longo prazo, aporte recorrente e tempo (paciência) são mais importantes.

Logo, o que realmente importa na escolha de uma empresa é o “case”, seu modelo econômico de negócio e a forma como ele é gerido.

Para isso, é necessário que o entendimento da empresa faça parte do seu círculo de competência ou que você busque expandir seu círculo de competência para entender a empresa.

Dessa forma, podemos fazer uma reflexão sobre a empresa a partir de alguns questionamentos para entendê-la:
  • Como a empresa ganha dinheiro? Ou seja, qual o seu modelo econômico de negócio? O que a empresa é hoje?
  • Qual a história da empresa? O que a empresa foi?
  • Missão, Visão e Valores? Cultura forte?
  • Quem são os controladores e gestores? Estrutura societária?
  • Há uma gestão alinhada ao pequeno investidor? (Pergunta complicada, mas necessária. Requer contínuo acompanhamento. Podemos analisar, previamente, o histórico e “rolos evidentes” pelos quais a empresa e sua gestão passaram ou passam).
  • A gestão é ágil e transparente? (Outra análise histórica)
  • Quais são as vantagens competitivas da empresa?
  • Quais são os principais riscos inerentes à empresa, ao seu negócio?
  • Há alguma mudança estrutural no setor que a empresa se insere? (Lembra-se da Kodak?)
  • Quais são os principais drivers de longo prazo da empresa? (Perspectivas de longo prazo). O que a empresa pretende ser?

A partir desses pontos podemos construir melhor o entendimento da empresa e decidir se a mesma é uma empresa na qual gostaríamos de investir ou não.

Após essa reflexão e estudo, o pequeno investidor deve focar na confirmação se a empresa é boa ou não. Aí entra os fundamentos da empresa. Provavelmente, se a empresa analisada possui vantagens competitivas “facilmente” (círculo de competência) percebidas e difíceis de replicar, ou seja vantagens competitivas duráveis, e possui uma gestão alinhada aos investidores minoritários, ela é uma excelente candidata a ser uma boa empresa.

Mas, para confirmarmos isso, é necessária a análise histórica dos demonstrativos contábeis, a empresa precisa ser rentável e líquida (solvente). Contudo, é necessário verificarmos continuamente a gestão da empresa, sua racionalidade e alinhamento com o investidor minoritário.

Gente, há exceções, sempre haverá, há sim setores complicadíssimos, onde as empresas tendem a terem desempenhos "medíocres", mas uma boa gestão consegue transformar aquela situação em um diferencial competitivo, destacando-se entre as demais empresas do setor. Nesse caso é necessário um estudo mais abrangente, mas sempre que vermos uma setor complicado com um destaque nele, vale a pena estudar, podemos ter uma ótima empresa para sermos sócios.

Precisamos identificar empresas onde a força do negócio seja preponderante, onde mesmo que a empresa não se esforce muito, ainda sim será bem rentável. E corroborando com um bom negócio a presença de uma boa gestão proporcionará ainda mais resultados. E isso deve se refletir nos balanços em algum momento.

Resumidamente e novamente, o que buscamos ao investir em uma empresa é um bom negócio (motivo do investimento), uma boa gestão e bons balanços (confirmação de uma boa empresa).

É isso aí pessoal, aguardo comentários e sugestões. Até a próxima e abraços!

Comentários

  1. Show, mestre, excelente iniciativa.

    Muito importante também o ponto no qual você tocou (estudo do mercado, setor, concorrentes etc) já que muito investidores se atém somente aos indicadores fundamentalistas e acabam esquecendo de estudarem o mercado em si.

    Como dito por você, caso fosse analisado somente os indicadores fundamentalistas (P/L, EBITIDA, ROE etc) investidores desavisados se tornariam sócios da Kodak e também da ainda existente Cielo, que enfrentou dificuldades por estar em um mercado muito acessivel, lucrativo, MAS que acabou atraindofato muitos outros concorrentes que abocanharam grande parte da sua clientela.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Deixe aqui seus comentários e sugestões.

Postagens mais visitadas deste blog

Apresentação e Motivação do Blog

Antes de Pensar em Investimentos