Antes de Pensar em Investimentos

Olá pessoal. Vamos a primeira postagem sobre investimentos, ou melhor sobre o antes de investir, principalmente com relação às ações.

Vejam gente, investimos por que temos algum objetivo. No meu caso, almejo uma liberdade maior no futuro. Então, precisamos poupar para isso, ou seja, temos que ser superavitários. Nossas receitas precisam ser maiores que nossas despesas. Temos, então, a primeira coisa que devemos fazer, gastar menos do que recebemos. No futuro, veremos, que o quanto poupamos é essencial para a construção do objetivo almejado.

Outro fator importante, que está relacionado ao anterior, é não possuir dívidas e se as possuir que seja de uma forma controlada, onde ainda estejamos superavitários mesmo as pagando.

Infelizmente não é isso que vemos com muitas pessoas ao nosso redor, elas se atolam em dívidas, sem imaginar os riscos que corremos ao fazer isso. Falando em riscos, o outro fator nos protege de situações difíceis, não esperadas, que possam ocorrer em nossas vidas, a reserva de emergência.

A reserva de emergência é essencial para todos, ela funciona como um "seguro" para situações adversas e que não esperamos. Lembra a situação em que vivemos atualmente não é?! Basicamente, guardamos um valor que corresponda entre 3 a 12 meses de gastos, depende do nível de segurança na continuidade das receitas, na dúvida, tenha 12 meses em reserva de emergência.

Além disso, essa reserva precisa estar em uma conta de extrema liquidez e que possamos sacar a qualquer momento, a poupança tem sua utilidade não é? Se desejar aumentar a rentabilidade, pense bem, se ainda sim quiser aumentar, mantenha uma parte da reserva na poupança e com o resto coloque no investimento que julga mais rentável. Mas lembre que liquidez é essencial, como diz o antigo ditado, mas vale um pássaro na mão do que dois voando, nesse caso. A reserva tem que ser líquida!

O outro fator necessário é o estudo, precisamos conhecer "onde estamos colocando nossas cabeças", muitos pulam essa fase e acabam sendo abocanhados por um "urso raivoso". Essa parte é difícil, porque queremos que as coisas sejam imediatas, consumimos várias informações e nos achamos mestres dos investimentos. Então investimos "todo" nosso dinheiro e aí o urso vem e "nhac".

E como diz o locutor Téo José, "não é assim"! Então temos outro fator, precisamos de paciência e calma ao estudar e investir, vamos investindo aos poucos (falaremos disso quando falarmos da mentalidade do investidor) e a medida que ganhamos confiança, erramos (com pouco), vamos construindo nossa metodologia de investimentos, ganhando experiência e sabedoria.

Para finalizar, não podemos esquecer de investir objetivando algo, poupar e investir tende a ser uma tarefa árdua, principalmente pelo psicológico humano atrelado aos investimentos, mas podemos estabelecer pequenos objetivos ao longo do tempo, buscando um grande objetivo no futuro. Também falaremos desse tema, aguardem!

E para objetivar algo temos que ter um plano, ao estudarmos, vamos nos descobrindo como investidores, o que queremos e como vamos chegar lá.

Se navegarmos sem uma bússola norteadora iremos vagar sem destino. Como no seguinte diálogo do livro "Alice no País das Maravilhas" (Lewis Carroll):

O senhor poderia me dizer, por favor, qual o caminho que devo tomar para sair daqui?
Isso depende muito de para onde você quer ir, respondeu o Gato.
Não me importo muito para onde, retrucou Alice.
Então não importa o caminho que você escolha”, disse o Gato.
Contanto que dê em algum lugar, Alice completou.
Oh, você pode ter certeza que vai chegar se você caminhar bastante, disse o Gato.
Interessante não é?! Se você não sabe para onde quer ir, qualquer lugar serve. Com certeza em algum lugar deve chegar. Mas veja caro leitor, ao estabelecer os objetivos possuímos algo em que acreditar e com um plano o caminho pode ser bem mais prazeroso.

Então, basicamente temos os seguintes fatores para pensarmos antes de investir:

  • Sermos superavitários;
  • Não possuir dívidas e se as possuir que sejam controladas;
  • Possuir uma reserva de emergência;
  • Estudar sobre o investimentos que queremos realizar;
  • Paciência e calma;
  • Objetivos e planejamento.

Espero que tenham gostado e até a próxima pessoal. Abraço!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Apresentação e Motivação do Blog

Empresas para Investimento: Como Escolher?