Apresentação e Motivação do Blog

Olá pessoal, tudo bem com vocês? Espero que sim! Estamos vivendo um momento tenso e marcante na nossa história. Por isso, espero que todos estejam cuidando de si e dos seus. Vamos um pouco a minha história e o porquê do blog.

Bem gente, sou uma pessoa comum, para me definir gosto de parafrasear uma música do Belchior, um pouco adaptada.

Eu sou apenas um rapaz latino-americano (talvez não tão rapaz mais)
Com dinheiro no banco
Sem parentes importantes (para os outros, para mim família é tudo)
E vindo do interior

Mas trago de cabeça uma vontade
Em que um antigo parente me dizia
Tudo é divino, tudo é maravilhoso

Então, corroborando com a situação atual, vislumbremos os dias melhores. Iremos vencer!

Continuando, tenho em mente um objetivo, possuir no futuro uma maior liberdade, proporcionado pelos investimentos realizados hoje (talvez essa seja a definição de investir não é?).

Estudo sobre investimentos há dois anos, mais ou menos, comecei por volta de meados de 2017. Sou uma pessoa "bem controlada", que busca racionalizar as coisas antes fazer. Por isso, comecei a investir, realmente, em 2019.

Visto isso, acredito que ao estruturar ideias e criar o hábito de explicá-las aos outros é muito efetivo no aprendizado (abordagem sob a visão da técnica de Feynman), além de permitir um diálogo de pensamentos diferentes que tem tudo para agregar.

Assim, temos o intuito deste blog. A ideia e vontade de fazer, construir algo que possa sedimentar e estabelecer o conhecimento financeiro deste que vos fala, mas ao mesmo tempo contribuindo com todos aqueles que também desejam construir esse tipo de conhecimento. Mas há, também, devaneios loucos a me torturar, como diria Zé Ramalho, que iremos abordar.

Agradeço à comunidade Bastter.com que ao incentivar “Ir e Fazer” me proporcionou aquele empurrãozinho que faltava para realizar um desejo que sempre tive, mesmo que não saibam disso.

Ao longo do tempo iremos aprender e ensinar o racional e a racionalização de diversos assuntos ligados à finanças e investimentos. Principalmente, com relação à finanças em geral e mentalidade do investidor, às ações, alocação de ativos e assuntos diversos que estejam inseridos nas adjacências dos tópicos principais, por exemplo os devaneios citados anteriormente.

Algumas coisas em específico que iremos fazer:
  • Mindset Financeiro;
  • Estudos de contextos, cenários e ferramentas;
  • Indicação e análise de livros diversos, principalmente aqueles ligados às finanças e aos investimentos, além daqueles necessários à construção do conhecimento de mundo que embase os outros saberes, como Psicologia, Matemática, Economia, entre outros;
  • Sugestões de outros blogs, sites e canais que consideramos serem de extremo valor;
  • Simulação de alocação de ativos ao longo do tempo;
  • Análises de ações;
  • Devaneios sobre a vida.
            Quando passamos a ensinar, racionalizar nossos pensamentos e ideias, e ao transmiti-los de uma forma em que requer cuidado e simplicidade, aprendemos muito mais. É uma via de mão dupla que agrega valor e estabelece uma sinergia, porque ao mesmo tempo que ensino, descubro diversas outras forma de pensar. Então, vamos lá?!

            Comentários

            Postagens mais visitadas deste blog

            Empresas para Investimento: Como Escolher?

            Antes de Pensar em Investimentos