Aprendizado e o Rumo a Seguir

Olá pessoal! Tudo bem com vocês? Espero que sim!

Não sei se vocês perceberam, mas a maioria das postagens possuem um teor bem subjetivo, além disso, muito conteúdo foi passado e pode ser complicado assimilar. Contudo, quero que vocês leiam os posts e a partir deles decidam o que pode ser ou não útil para vocês. Mostrei diversas ferramentas que podem facilitar, ou não, o entendimento com relação às empresas, depende do quanto vocês desejam se aprofundar.

Conforme colocado na descrição do blog, o intuito é dar ênfase na parte de ações, procurando ensinar e aprender continuamente, focando na análise das mesmas.

Falando em análise, de tudo que já mostrei, espero que todos tenham entendido o post Mentalidade de Sócio e Foco no Longo Prazo, e dos demais posts espero o entendimento de que: O que buscamos ao investir em uma empresa, através de ações, é um bom negócio (motivo do investimento), uma boa gestão e bons balanços (confirmação de uma boa empresa).

Ao investir em ações, tenham esses conceitos em mente. Um bom negócio é imprescindível, se investimos em um negócio de qualidade, como diz Warren Buffett, com vantagens competitivas duráveis, protegido por um "fosso econômico", estamos colocando as probabilidades ao nosso favor. E para isso, precisamos entender o case da empresa, suas vantagens (onde a empresa gera valor) e os riscos. Além disso, a gestão é essencial, ela precisa ser ágil, efetiva, transparente e racional, por isso, se conseguimos estabelecer um canal de comunicação com as empresas, ganhamos confiança nos investimos e percebemos como as empresas tratas seus investidores minoritários. E por fim, os balanços, ou melhor, as demonstrações financeiras. São elas e através delas que iremos comprovar nossas percepções subjetivas. Os números são essenciais. E onde buscamos essas informações? No site de Relações com Investidores (RI).

É através do RI que podemos responder todas essas questões tratadas anteriormente. E é nessa parte que iremos dar ênfase a partir de agora. Iremos relacionar os números à percepção subjetiva que construímos. Não deixarmos a outra parte de lado, mas acredito que a prática é mais efetiva, ir e fazer, errando e aprendendo, buscando o conhecimento.

É isso pessoal. Até a próxima, que deve demorar um pouco, talvez duas semanas. Abraços!



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Apresentação e Motivação do Blog

Empresas para Investimento: Como Escolher?

Antes de Pensar em Investimentos