A Natureza Convexa das Ações

Olá pessoal! Tudo bem com vocês? Espero que sim!

Hoje iremos falar sobre um conceito muito relevante para quem investe ou pretende investir em ações, ou melhor, em empresas através de ações. O conceito de convexidade utilizado pelo escritor Nassim Taleb. O autor possui excelentes livros, em outras postagens iremos abordá-los de uma forma mais esmiuçada.

Vamos exemplificar para explicar, convexidade é a assimetria natural entre a probabilidade de perda e a probabilidade de retorno, ganho, em cada ação. Os ganhos são exponenciais e ilimitados, enquanto as perdas são limitadas ao valor investido. Podemos visualizar melhor na imagem a seguir:

Acesso em: 04 de maio de 2020.

Logo, se temos uma mentalidade de sócio, foco no longo prazo, diversificação e uma metodologia anticíclica de investimentos, tudo isso discutido em posts anteriores, estamos proporcionando uma exposição forte à natureza convexa das ações. Deixando as probabilidades ao nosso favor. Mas para isso, paciência é essencial.

Não adianta ficar querendo acertar preço alvo, picos de alta e baixa, comprando e vendendo a todo momento, porque a aleatoriedade e o risco a "cisnes negros" (eventos não esperados que causam grandes estragos), o COVID por exemplo, fará com que suas perdas tendam ao infinito enquanto seus ganhos tornem-se limitados. E isso é o contrário da convexidade, é a concavidade.

O efeito da convexidade pode ser bem visto em uma carteira diversificada, algumas empresas podem até quebrar, mas só perdemos o que investimos, enquanto outras empresas podem gerar retornos espetaculares, vide Apple, Magazine Luiza, Drogasil, entre diversos outros exemplos.

Mas, como dito anteriormente, investimos em empresas que conhecemos, círculo de competência, com uma visão de longo prazo, e esses fatores nos permitem uma maior segurança, porque estamos expostos à natureza convexa das ações e ao mesmo tempo possuímos um maior controle dos nossos investimentos.

Mas alguns podem dizer: "E se houver um cisne negro que acabe com tudo, que faça com que todas as empresas sofram?" Bem, esse é o pensamento que existe em todas as grandes crises e que causa toda a insanidade que vemos. Não tiro a razão, viver uma grande crise afeta fortemente o psicológico. Por isso precisamos seguir o plano e confiar que tudo melhorará.

Caso não seja o "fim do mundo", dos seres humanos ou do planeta, visto a natureza de adaptação do ser humano, de encontrar forças e oportunidades nas adversidades, o que Taleb chama de antifragilidade, daremos a volta por cima e a convexidade irá agir.

E é isso que buscamos ao investir e nas empresas.

É isso aí pessoal, ficou entendido? Se não, eu procuro se fazer entender de uma maneira melhor. Até a próxima e abraços!


Comentários

  1. Excelente.

    Importantíssimo o conceito (ideal) da diversificação ("não colocar todos ovos em uma mesma cesta"), o que me foi novo no texto foram os ensinamentos do Taleb que ligam a diversificação ao conceito de convexidade e a consequente ampliação das probalidades positivas para aquele que diversifica (já que as perdas são limitadas, ao contrário dos ganhos, em tese).

    Parabéns.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Deixe aqui seus comentários e sugestões.

Postagens mais visitadas deste blog

Apresentação e Motivação do Blog

Empresas para Investimento: Como Escolher?

Antes de Pensar em Investimentos