Vantagens Competitivas: Uma Visão Sistematizada

Olá pessoal! Tudo bem com vocês? Espero que sim!

Como vimos nos posts anteriores, Vantagens Competitivas: Como Perceber? Parte I e Vantagens Competitivas: Como Perceber? Parte II, procurar entender o modelo de negócio da empresa que investimos assim como as vantagens competitivas que a mesma possui é essencial para dar segurança quando investimos, além disso tende a proporcionar uma maior rentabilidade, porque sabemos como a empresa gera valor.

Falando em gerar valor é partindo desse princípio que procuro entender as vantagens competitivas. Utilizo também os conhecimento passados nos outros posts, mas procuro sistematizar e indico que você, caro leitor, faça o mesmo. Peter Drucker, dê uma pesquisada nesse nome, possui excelentes livros e mudou a forma de gestão das empresas, diz que uma empresa para existir precisa ter clientes, então o cliente é o centro do negócio.

Procuro perceber, então, qual o produto/serviço da empresa, quem são os clientes da empresa, seu mercado, e por que os clientes compram ou usam os produtos/serviços da empresa. Ou, pensando ao contrário, por que não compram/usam. E pensando a frente, por que deixariam de usar/comprar. Quando faço essas perguntas abranjo os pensamentos conceituados nos outros posts de uma forma bem sintetizada. Mas, além de clientes a empresa precisa ter um operacional interno eficaz e eficiente. Como assim? A empresa precisa ter controle dos seus custos, fazer mais com menos e cada vez mais ganhar produtividade, gerando valor. Então precisamos saber quais são os diferenciais internos da empresa, seja processos de fabricação, controle de custos, eficiência administrativa e/ou operacional, etc.

E isso corrobora bem com a ideia de Bruce Greenwald vista no post Vantagens Competitivas: Como Perceber? Parte II, que culminam essencialmente em marketshare e ganho de escala. Mas além disso, procuro perceber a proatividade da empresa, sua agilidade nas decisões e busca ininterrupta pela evolução dos seus negócios, protegendo as vantagens atuais ou criando novas. Então pergunto, o que a empresa está fazendo? Para onde ela direciona suas forças?

Em suma, procure se perguntar ou melhor ainda, perguntar para a empresa, se possível, através da Relação com Investidores, o seguinte:

  • Qual o produto/serviço da empresa?
  • Quem são os clientes da empresa, seu marketshare e sua evolução?
  • Por que os clientes compram/usam os produtos/serviços da empresa?
  • Por que os clientes não compram/usam os produtos/serviços?
  • Por que os clientes deixariam de comprar/usar os produtos/serviços da empresa?
  • Quais são os diferenciais internos da empresa?
  • O que a empresa está fazendo? Para onde ela está direcionando suas forças?
Esse conjunto de perguntas pode nos auxiliar em diversos momentos como investidores, antes de investir para conhecer a empresa e enquanto sócios, ao acompanharmos a empresa.

Vamos exemplificar, de uma forma bem superficial. Só lembrando que temos objetivos educacionais, não configurando sob nenhuma hipótese recomendação de investimento (Disclaimer).

Vamos falar da Ambev:
  • Qual o produto/serviço da empresa? Bebidas, principalmente cervejas.
  • Quem são os clientes da empresa, seu marketshare e sua evolução? Bares, restaurantes, supermercados, distribuidoras, que repassam os produtos para o cliente final. Possui uma marketshare de cerca de 60%, mas que vem diminuindo devido a concorrência.
  • Por que os clientes compram/usam os produtos/serviços da empresa? Marcas fortes, mix de produtos, capilaridade e distribuição, preços competitivos.
  • Por que os clientes não compram/usam os produtos/serviços? Supostamente, outras marcas possuem maior qualidade, há diversos tipos de bebidas que competem com as bebidas da empresa.
  • Por que os clientes deixariam de comprar/usar os produtos/serviços da empresa? Produtos com melhor qualidade e/ou preços menores, que consigam chegar ao nível de capilaridade que a empresa possui.
  • Quais são os diferenciais internos da empresa? A empresa possui alta eficiência operacional e cultura forte.
  • O que a empresa está fazendo? Para onde ela está direcionando suas forças? A empresa busca inovar, diminuindo custos e ganhando eficiência. Está buscando melhorar a qualidade dos produtos, focando em produtos premium.
Como dito anteriormente, é uma análise bem superficial, no site de RI dá para retirar bem mais informações. Além disso, podemos entrar em contato com setor de RI da empresa para sanar dúvidas e aproveitar e ver como é o estabelecimento de contato e o feedback da empresa, corroborando com o alinhamento aos pequenos sócios investidores da empresa.

Para entender melhor vários fatores sobre vantagens competitivas é necessário analisar os balanços das empresas, seus demonstrativos contábeis. Os números são essenciais para confirmar toda essa conceituação que vimos, é muito subjetivo realmente. Os números da empresa irão nos confirmar várias coisas que assumimos ser verdade, pela nossa percepção, porque analisamos de forma subjetiva. Por isso é essencial, para uma análise melhor da empresa, entender um pouco de contabilidade, como diz Buffett, a contabilidade é a linguagem dos negócios. Em posts futuros irei tentar referenciar a análise dos demonstrativos contábeis a essas percepções subjetivas construídas.

Até a próxima e abraços!

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