Vantagens Competitivas: Como Perceber? Parte I

Olá pessoal! Tudo bem com vocês? Espero que sim!

Hoje iremos falar sobre vantagens competitivas de uma forma bem introdutória. Sugiro a leitura do post Empresas para Investimento: Como Escolher? para se situar melhor.

Entender as vantagens competitivas de uma empresa em que investimos é essencial para nos dar segurança, paz e rentabilidade ao longo do tempo.

Warren Buffett noz diz que as melhores empresas para investirmos são aquelas que possuem vantagens competitivas e que conseguem protegê-las ao longo do tempo, ou seja, vantagens competitivas duráveis.

Para identificar as vantagens competitivas de uma empresa precisamos entender relativamente bem o que a empresa faz, como faz, para quem faz e por quanto faz. Então, procure entender bem o modelo de negócio da empresa.

Por conseguinte, podemos utilizar as ideias de Warren Buffet para perceber uma vantagem competitiva durável, que são: fabricar produtos únicos, prestar serviços únicos ou ter escala e eficiência ímpares, ou seja, compra e vende a baixos preços, ganhando no giro e gestão dos custos e despesas.

Então, sempre podemos tentar visualizar o modelo da empresa diante de um dos tipos de vantagens competitivas duráveis descritas por Buffet para nos ir situando na percepção de sua existência.

São exemplos de vantagens competitivas, não necessariamente duráveis: Marcas, patentes, concessões, processos, seja de fabricação de produtos ou de prestação de serviços ou de gestão, custos para replicar o modelo de negócio da empresa (barreiras de entrada), eficiência operacional, cultura forte, entre diversos outros, é necessário uma visão holística e de recorrente análise, porque cada empresa é um mundo diferente e a cada dia a dinâmica das relações mudam.

Uma vantagem competitiva durável se dá com a prova do tempo e das tempestades. Por isso é necessário identificar a vantagem e acompanhar como ela está sendo protegida no decorrer do tempo. Já analisou a Cielo como sugerido anteriormente?

Digamos que você identificou uma vantagem competitiva em uma empresa, o que fará com que ela seja durável é como essa vantagem é protegida e se não for possível proteger como a empresa busca criar novas vantagens.

Essa percepção tem tudo haver com a gestão da empresa e com o histórico da mesma. Quanto mais resiliente e ágil uma empresa é, mais ela busca proteger essas vantagens e ser a disrupção  que proporcionará uma nova vantagem, a Amazon é um bom exemplo, que tal você dar uma analisada nela?

Por enquanto é isso pessoal. Na parte II iremos ver como alguns modelos nos permitem entender melhor o mercado e as vantagens competitivas de uma empresa, respondendo algumas perguntas presentes no post Empresas para Investimento: Como Escolher?.

Até a próxima e abraços!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Apresentação e Motivação do Blog

Empresas para Investimento: Como Escolher?

Antes de Pensar em Investimentos